Reabilitação Neuropsicológica
Após um Traumatismo cranioencefálico, moderado a grave, os pacientes podem passar por um período de confusão e angústia emocional.
Os pacientes podem ficar frustrados com mais facilidade, podem ter problemas para prestar atenção e as palavras que estão pensando podem sair confusas.
Esses tipos de mudanças emocionais, comportamentais e cognitivas que acompanham a ABI confundem e assustam os pacientes e suas famílias e podem limitar a capacidade de um indivíduo de retornar ao trabalho e desfrutar de atividades significativas e relacionamentos familiares.
A reabilitação neuropsicológica ajuda os pacientes a aprender sobre a lesão cerebral e suas consequências, bem como a desenvolver novas estratégias para ajudar a reduzir essas consequências e voltar a alcançar seus objetivos de vida.
O QUE É REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?
A reabilitação neuropsicológica começa com o processo de criar uma sensação de segurança para o paciente, transmitindo-lhes o conhecimento e as informações de que precisam para entender que o que estão pensando e sentindo é uma resposta normal após lesão cerebral.
A reabilitação neuropsicológica consiste em intervenções destinadas a melhorar o funcionamento cognitivo, emocional e psicossocial.
As intervenções incluem reabilitação cognitiva individual e em grupo, psicoterapia e psicoeducação.
As intervenções são amplas e envolvem vários especialistas.
Os elementos da reabilitação neuropsicológica incluem:
• Começar com psicoeducação para ajudar os pacientes e suas famílias a entender por que estão passando por mudanças específicas
• Dar aos pacientes ferramentas e estratégias para ajudá-los a se adaptar às deficiências cognitivas para melhorar seu nível geral de funcionamento e qualidade de vida
• Usando a reabilitação cognitiva para abordar questões com atenção, concentração, percepção, memória, compreensão, comunicação, raciocínio, resolução de problemas, julgamento, iniciação, planejamento, automonitoramento e consciência
• Colocar estratégias em prática, envolvendo-se em atividades funcionais significativas
• Oferecer apoio psicológico para ajudar os pacientes e suas famílias a lidar com as consequências de mudança de vida.
COMO FUNCIONA A REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
A reabilitação neuropsicológica combina elementos de psicoterapia, terapia ocupacional e reabilitação cognitiva.
A reabilitação neuropsicológica na Brain Clinic, envolve sessões em grupo e individuais.
Os familiares e cuidadores participam dos cuidados aos pacientes.
A reabilitação começa com a avaliação.
Os neuropsicólogos administram testes cognitivos, enquanto os terapeutas ocupacionais podem usar tarefas práticas e funcionais.
Depois de desenvolver estratégias para lidar com a memória, atenção, humor e outras dificuldades, os pacientes aprendem como integrar essas habilidades em suas vidas diárias.
Os terapeutas ocupacionais podem usar fazer compras, dirigir e preparar refeições como formas de praticar habilidades cognitivas, por exemplo.
Em alguns casos, uma atividade da vida diária coincide com as responsabilidades da carreira.
Um paciente estava fisicamente saudável, mas não pôde retornar com segurança ao trabalho como chef após o TCE.
Trabalhando numa cozinha simulada, o paciente gradualmente aprendeu a preparar refeições simples.
Para melhorar as habilidades do paciente, foram sugeridas estratégias como pensar primeiro na refeição inteira e anotar cada etapa para evitar distração.
O chef progrediu para pratos mais complexos, primeiro sem e depois com distrações.
Com o tempo, ele desenvolveu as habilidades e o foco para voltar ao trabalho.
“Seu sucesso veio de uma combinação de prática, estratégias de aprendizagem e tornar-se mais confiante e em sintonia com os aspectos de sua identidade que haviam sido tirados dele”, diz Janine Sell, Neuropsocóloga.
QUEM PODE SE BENEFICIAR
Pacientes com lesão cerebral adquirida, incluindo TCE, tumor cerebral, encefalite e acidente vascular cerebral, podem se beneficiar da reabilitação neuropsicológica. a prática é especialmente benéfica para pacientes que desejam voltar ao trabalho ou à escola, melhorar o relacionamento familiar e, em geral, se sentir melhor com relação a sua condição e identidade.
Pacientes que já passaram do período de recuperação inicial, clinicamente estáveis e capazes de participar de sessões de reabilitação semanais ou quinzenais são os mais adequados para o programa.
A Brain Clinic tem excelentes profissionais especialistas em reabilitação neuropsicológica.
Para encaminhar um paciente ou saber mais sobre o programa de reabilitação neuropsicológica, agende uma consulta na Brain Clinic.