COVID-19

Com a pandemia por COVID-19 muitas perguntas estão sem respostas. Médicos e pesquisadores afirmam que o vírus (CoV) causa uma reação exagerada do sistema imunológico conhecida como “tempestade de citocinas”.
Sabe-se do alto tropismo do CoV pelo aparelho respiratório, mas sintomas neurológicos também são relatados em pacientes infectados.
Alguns estudos mostraram a presença do vírus no cérebro e têm postulado as possíveis vias pelas quais o CoV invade o SNC, como a via hematogênica na região do trato olfatório, transmissão neuronal e via linfática.

CoV pode chegar ao cérebro através do trato olfatório ou através do epitélio pulmonar, onde alcança vasos sanguíneos, que podem transportar o vírus até a barreira hematoencefálica.

Fotobiomodulação na prevenção e tratamento de sintomas neurológicos decorrentes da COVID-19
A fotobiomodulação (PBM) refere-se ao uso de lasers para modular uma função biológica.
Buscou-se levantar informações a partir de bancos de dados científicos e analisar se a PBM pode ser utilizada como ferramenta para prevenção e tratamento de sintomas neurológicos consequentes da infecção pela COVID-19.
A PBM vem sendo estudada em variados cenários de patologias neurológicas com apresentações clínicas diversas, que perpassam desde os distúrbios da cognição e emoção, metabolismo, inflamação e fluxo sanguíneo cerebral, até os traumas e a performance motora.
Utilizar a PBM pode funcionar como uma nova janela terapêutica para a prevenção e tratamento de pacientes com COVID-19, evitando infecções crônicas no SN e danos neurológicos maiores a longo prazo.

Fonte: Brasilian Journal of Health Review (ISSN: 2595-6825)
www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/26342